Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Seja Próspero e Bem-Sucedido! (Josué 1:1-9)

Quando eu penso na vida de Josué, eu não posso deixar de observar algumas coisas que eu gostaria de compartilhar com você:

Josué tinha cerca de 45 anos de idade quando o povo de Israel chegou à cidade de Cades-Barneia, após saírem do Egito, e foi daquela cidade que ele foi enviado para espiar a terra prometida por 40 dias com mais 11 espias ou espiões.

Após 40 dias espionando a terra, eles puderam conhecer e observar as seguintes características daquelas nações (Números 13:27-33):

• A terra manava leite e mel;
• Os povos que habitavam naquelas terras eram poderosos;
• As cidades eram fortificadas e muito grandes;
• Aqueles povos eram mais fortes do que o povo de Israel;
• Os homens eram de grande estatura, gigantes;
• O povo de Israel era como gafanhotos perante eles.

Como você pôde observar, o relato dos espiais foi bastante REALISTA, ou seja, DEMONSTRAVA A REALIDADE NATURAL DAQUELA SITUAÇÃO.

Segundo o relato de 10 dos 12 espias, o povo de Israel seria destruído se tentassem conquistar aquelas terras.

Números 14:3-4 E por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: — Vamos escolher um chefe e voltemos para o Egito.

Mas, Josué sabia que o Deus de Israel não era um Deus natural e ele insistiu para que o povo de Israel não olhasse para o que era natural, mas olhasse para as promessas de Deus.

Números 14:6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram daqueles que espiaram a terra, rasgaram as suas roupas 7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: — A terra pela qual passamos para espiar é terra muitíssimo boa. 8 Se o SENHOR se agradar de nós, então nos fará entrar e nos dará essa terra, que é uma terra que mana leite e mel. 9 Tão somente não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo dessa terra, porque, como pão, os podemos devorar; a proteção que eles tinham se foi. O SENHOR está conosco; não tenham medo deles.

Mas, o povo de Israel deu ouvidos aos 10 espias e se revoltou contra Josué, Calebe e Moisés.

E por terem dado ouvidos aos 10 espias, o povo de Israel foi condenado por Deus a vagar pelo deserto por 40 anos.

Aos 85 anos de idade Josué foi chamado por Deus para liderar o povo de Israel para conquistar a terra que deveriam ter conquistado há 38 anos atrás.

Josué 1:2 — Moisés, meu servo, está morto. Prepare-se, agora, e passe este Jordão, você e todo este povo, e entre na terra que eu vou dar aos filhos de Israel.

Eu fico imaginando o “frio na barriga” que deu em Josué, pois ser o sucessor de Moisés não era uma tarefa fácil, pois Moisés tinha grande intimidade e autoridade de Deus.

Mas, Deus disse algumas palavras, que com certeza motivaram de forma tremenda a Josué e eu gostaria de destacar algumas dessas palavras para que você se sinta como um Josué, um conquistador, direcionado e dirigido por Deus, pois, NAS SUAS LUTAS NINGUÉM PODERÁ TE RESISTIR:

Em Josué 1:6-9:

• Seja forte e corajoso;

• Tenha o cuidado de fazer tudo conforme Deus te ordenou;

• Não se desvie da Palavra de Deus, nem para a direita nem para a esquerda, para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar;

• Não cesse de falar da Palavra de Deus; Nela medite dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer tudo o que está escrito nela; então você prosperará e será bem-sucedido;

• Não tenha medo, nem fique assustado, porque o SENHOR, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.

SIGA AS ORDENS DE DEUS, COMO JOSUÉ SEGUIU, E SEJA UM CONQUISTADOR.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins