Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Ao Vencedor (Apocalipse 21:7)

Talvez você já tenha lido o livro de Apocalipse e observado as maravilhosas revelações de Jesus dadas ao apóstolo João na ilha de Patmos.

Além das revelações do que já aconteceu, do que está acontecendo e do acontecerá em breve, o livro de Apocalipse mostra algumas coisas que eu gostaria de destacar aqui:

1 - Mostra Jesus na sua condição original, ou seja, na condição que Ele sempre foi desde a criação do mundo:

Apocalipse 22:13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

2 - Mostra Jesus como o único que tem a autoridade para derramar sobre toda terra os desígnios de Deus e abrir o livro dos sete selos:

Apocalipse 5:5 Então um dos anciãos me disse: — Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro.

3 - Mostra Jesus com autoridade para honrar as atitudes de fé do povo de Deus e salvar aqueles que lhes forem fieis:

Apocalipse 7:14 Respondi: — O senhor sabe. Então ele me disse: — Estes são os que vêm da grande tribulação, que lavaram suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

4 - Mostra Jesus como juiz de toda a humanidade, com poder para salvar ou condenar cada vida:

Apocalipse 20:
12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, que estavam em pé diante do trono. Então foram abertos livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros.
13 O mar entregou os mortos que nele estavam. A morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
14 Então a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.

5 - Mostra Jesus deixando claro: QUE NÓS TEMOS QUE LUTAR PARA ALCANÇAR A SALVAÇÃO.

Jesus escreveu pelo menos oito vezes no livro de Apocalipse que apenas o vencedor conquistaria as promessas de Deus e a salvação:

• Apocalipse 2:7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, darei o direito de se alimentar da árvore da vida, que se encontra no paraíso de Deus.

• Apocalipse 2:11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte.

• Apocalipse 2:17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedrinha branca, e, sobre essa pedrinha, um novo nome escrito, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.

• Apocalipse 2:26 Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações.

• Apocalipse 3:5 O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

• Apocalipse 3:12 Ao vencedor, farei com que seja uma coluna no santuário do meu Deus, e dali jamais sairá. Gravarei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.

• Apocalipse 3:21 Ao vencedor, darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com o meu Pai no seu trono.

• Apocalipse 21:7 O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho.

AQUELE QUE É VENCEDOR, É VENCEDOR PORQUE VENCE ALGUMA COISA, VENCE UMA DISPUTA OU VENCE UMA GUERRA.

Então, não se esqueça de que a salvação não é automática, não é porque um dia nós aceitamos Jesus como o nosso Senhor e Salvador que nós estamos salvos, muito pelo contrário, NÓS TEMOS QUE LUTAR TODOS OS DIAS, para vencer o pecado, para vencer os desejos da carne, para honrar Deus e declarar com as nossas atitudes, que a nossa vida pertence a Jesus.

Apocalipse 21:6-8 Disse-me ainda: — Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins