Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Deus Zeloso (Deuteronômio 4:24)

Temos insistentemente ministrado da importância de conhecermos a Palavra de Deus para conhecermos o próprio Deus.

Se você, aqui no Brasil, perguntar para uma pessoa na rua se ela acredita em Deus ou acredita que Deus existe, a provável resposta dela, como também a resposta de quase  todo o povo brasileiro, será SIM.

Mas simplesmente acreditar que Deus existe não basta, pois crer que Deus existe, até os demônios creem.

Tiago 2:19 Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o creem e estremecem.

MAS QUAL É O DEUS QUE A MAIORIA DO POVO CRÊ QUE EXISTE?

A resposta deveria ser: O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS QUE EXISTE É O DEUS DA BÍBLIA.

Talvez você esteja dizendo: “Isso é evidente”.

Mas não é bem assim, pois muitas pessoas estão se deixando envolver por doutrinas e fábulas, CRIANDO O SEU PRÓPRIO DEUS, o qual é um deus distante, que aceita falhas, fraquezas, desobediências, que aceita qualquer sacrifício, que está cego e não vê a verdade dos corações, que tem que abençoar sempre, que ama e abençoa incondicionalmente, independente da fidelidade do homem e que aceita qualquer desculpa para justificar o pecado.

 Eu volto a dizer: O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS É AQUELE QUE É ENCONTRADO NA BÍBLIA e Ele é:

• UM DEUS ZELOSO, QUE ZELA PELO CUMPRIMENTO DA SUA PALAVRA:

Êxodo 20:5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.

Deuteronômio 4:24 Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso.

Josué 24:19-20 Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos fazer bem.

VOCÊ TEM SIDO ZELOSO NO CUMPRIMENTO DA PALAVRA DE DEUS?

• UM DEUS QUE EXIGE O MELHOR DE NÓS PARA ELE:

Gênesis 4:3-5 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.

Gênesis 22:1-2 E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

VOCÊ TEM DADO O SEU MELHOR PARA DEUS E NÃO AS SOBRAS DO SEU TEMPO E DA SUA VIDA?

• UM DEUS QUE EXIGE A NOSSA FIDELIDADE E NÃO ACEITA DESCULPAS:

Gênesis 3:12-19 Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.

VOCÊ TEM SIDO FIEL E NAS SUAS FALHAS AO INVÉS DE DAR DESCULPAS, TEM SE ARREPENDIDO E PEDIDO PERDÃO E NÃO PRATICANDO MAIS O ERRO?

• UM DEUS QUE REQUER QUE NÓS O AMEMOS ACIMA DE QUALQUER COISA:

Mateus 10:37-38 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim.

Deuteronômio 6:5-6 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração.

João 14:15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

1 João 5:2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

VOCÊ TEM AMADO DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS, INCLUSIVE ACIMA DO TEU PAI, MÃE E FILHOS E DEMOSTRADO ESSE AMOR A ELE?

• UM DEUS QUE DESEJA QUE VOCÊ O CONHEÇA:

Provérbios 2:1-6 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.

Oseias 4:1 Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra. 6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Oseias 6:6 Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.

Romanos 1:28-29 E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade.

Jeremias 9:23-24 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

Salmos 1:2 Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

VOCÊ JÁ LEU A BÍBLIA TODA? VOCÊ MEDITA NA PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS?

CREIA NO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS, QUE É O DEUS DA BÍBLIA!

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins