Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

O Espírito Santo de Deus em Nós (Joel 2:28-29)

Deus na sua infinita misericórdia nos deixou promessas maravilhosas, algumas que já se cumpriram, outras que ainda vão se cumprir e outras que estão se cumprindo e estão à disposição de todos aqueles que desejarem.

Uma dessas promessas poderosas e uma das mais importantes é a promessa do derramar do Espírito Santo sobre nós.

Joel 2:28-29 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Bênção prometida, sem distinções: Jovens, velhos, filhos, pais, servos, patrões, ou seja, qualquer pessoa pode usufruir dessa bênção maravilhosa, que no passado, antes  da vinda de Jesus, somente era concedida a determinados reis, profetas e sacerdotes.

Jesus tornou isso possível, e através dele, qualquer pessoa que o aceita como o seu senhor e salvador tem esse privilégio.

Lucas 3:16 Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

2 Coríntios 6:16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Jesus antes de ser crucificado, prometeu:

João 14:16-17 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

As promessas de Deus e de Jesus são claras e evidentes e receber o Espírito Santo é necessário para todos os cristãos, pois é Ele quem nos capacita e nos faz lembrar de tudo aquilo que devemos saber.

João 14:25-26 Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Mas para sermos templos do Espírito Santo devemos observar algumas condições fundamentais ensinadas por Jesus:

João 14:23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

1 João 3:24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

Romanos 8:9-10 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

Portanto, nós só receberemos o Espírito Santo de Deus, se formos fieis a Ele, se o amarmos, se reconhecermos Jesus como o filho de Deus, e aceitá-lo nosso senhor e salvador.

Deus jamais habitará num templo sujo, por causa da sua santidade, antes o templo tem que estar limpo, sem pecados, para que esse templo seja santificado pela presença do Espírito santo.

Não se deixe enganar pelas leviandades, mentiras e superficialidades ministradas pelas igrejas nos dias de hoje, pois conforme podemos observar em Romanos 8:9b ... Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Um abraço. Deus te abençoe.

Pastor Val Martins