Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Antes que houvesse dia, EU SOU (Isaías 43:13)

A preexistência de Deus é um dos fundamentos do Cristianismo e Judaísmo.

Deus existe antes de qualquer coisa e através dele todas as coisas foram criadas.

Colossenses 1:16-17 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Nada do que existe nos céus e na terra, visíveis ou invisíveis deixou de ser criado por Deus.

O homem foi criado por Deus, a sua imagem e a sua semelhança.

Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E o objetivo de Deus na criação do homem era e é, que o homem manifestasse a glória de Deus neste mundo.

Isaías 43:7 A todos os que são chamados pelo meu nome e os que criei para a minha glória, os formei, e também os fiz.

1 Coríntios 11:7 O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.


TODA A CRIAÇÃO ESTÁ SUJEITA AO SEU CRIADOR e o CRIADOR TEM AUTORIDADE SOBRE A CRIAÇÃO.

Quando o homem não aceita e se rebela contra essas regras, a maldição vem e o homem se afasta e sai da presença de Deus, portanto fica fora do controle daquele que tem autoridade para proteger, para livrar, para direcionar, para orientar, para conceder as bênçãos que necessitamos.

Assim foi com Adão e Eva, que escolheram deliberadamente desobedecer o criador, o dono da autoridade máxima, e optaram por seguir as orientações e mentiras do diabo, mesmo sabendo que não poderiam fazer aquilo e mesmo sabendo que aquela atitude geraria a destruição e a morte.

Gênesis 3:1-4 A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que SENHOR Deus havia feito. E aconteceu que ela questionou com a mulher: Então foi isto mesmo que Deus falou: Vós não podeis comer nenhum dos frutos das árvores do jardim? Ao que declarou a mulher à serpente: Nós podemos comer dos frutos das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no centro do jardim, Deus disse: Dele não comereis, nele não tocareis, para que não morrais! A serpente então alegou à mulher: Com toda a certeza não morrereis!

E o resultado da desobediência de Adão e Eva foi terrível para o homem.

O homem foi amaldiçoado por Deus, foi expulso da sua presença, perdeu a glória de Deus manifesta na sua vida e foi condenado a morte.

Gênesis 3:11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Gênesis 3:16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

Gênesis 3:17-19 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Gênesis 3:23-24 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.


Deus também sentenciou a serpente, que é o diabo, a destruição, quando determinou a vinda do filho de Deus, para pisar na cabeça do diabo e através da sua morte e do seu sangue, nos restituir a comunhão com Deus e permitir que a glória dele voltasse a se manifestar em nós.

Gênesis 3:14-15 Então Deus determinou à serpente: Porque fizeste isso, és maldita entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o teu próprio ventre, e comerás do pó da terra todos os dias da tua vida. Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar.

1 João 3:8 Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

A misericórdia, o poder e a autoridade de Deus ainda permanecem sobre nós, portanto, se sujeite a Deus e deixe Ele manifestar a sua autoridade SOBRE TODAS AS COISAS em seu favor, pois agindo Deus, quem impedirá?

Isaías 43:10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

Isaías 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?


Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins