Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

A Recompensa para o Pecado (Romanos 6:23)

Como temos abordado constantemente na igreja, a decisão de pecar ou não sempre foi do homem e não de satanás, como muitos acreditam.

O HOMEM PECA PORQUE SIMPLESMENTE DECIDE PECAR, afim de satisfazer os seus desejos pessoais, independentemente das ciladas, mentiras, enganos que satanás coloca na sua frente.

Foi assim desde o princípio, no pecado original de Adão e Eva, pois ambos pecaram porque não deram ouvidos às ordens de Deus, mas deram ouvidos a ação motivadora de satanás.

Deus disse ao homem:

Gênesis 2:16-17 E o SENHOR Deus ordenou ao homem: — De toda árvore do jardim você pode comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.

Apesar das ordens de Deus, Adão e Eva preferiram dar ouvidos a serpente e deixaram entrar nos seus corações os desejos e as influências lançadas por satanás:

• Comer porque era agradável aos olhos.
• Comer porque daria entendimento.
• Comer porque se tornariam iguais a Deus.

Gênesis 3:5-6 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu.

Eva sabia claramente quais eram as ordens de Deus e as consequências da desobediência, tanto é que ela mesmo as declarou para a serpente.

Gênesis 3:2-3 A mulher respondeu à serpente: — Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer.

Apesar do conhecimento das ordens de Deus e das consequências da desobediência, eles escolheram desobedecer e consequentemente pecaram.

Após o pecado, quando Deus apareceu a Adão e Eva perguntando o que eles tinham feito, eles apresentaram as suas justificativas ou desculpas:

ADÃO CULPOU DEUS pelo pecado, dizendo que a mulher que Deus lhe tinha dado o fez pecar.

Gênesis 3:12 Então o homem disse: — A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.

EVA CULPOU A SERPENTE pelo pecado, dizendo que ela foi enganada pela serpente.

Gênesis 3:13 Então o SENHOR Deus disse à mulher: — Que é isso que você fez? A mulher respondeu: — A serpente me enganou, e eu comi.

Essas justificativas ou desculpas já foram uma grande evidência de que O HOMEM HAVIA PERDIDO A SUA INOCÊNCIA, pois apesar de saberem claramente o juízo de Deus sobre o pecado, que seria a separação e a morte, eles procuraram encobrir os seus erros, imputando-os a outros.

O resultado de tudo isso você já sabe qual foi, foi a maldição e a morte, através da sentenças dadas de Deus para toda a humanidade, pois os juízos de Deus são perfeitos e DEUS JAMAIS ACEITARÁ DESCULPAS PARA O PECADO:

Gênesis 3:17 E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.

Gênesis 3:19 No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará.

Jesus morreu na cruz para que pudéssemos ser livres da maldição e da morte geradas pelo pecado.

Jesus morreu para nos colocar diante de Deus novamente, livres do pecado, portanto a morte não tem mais autoridade sobre nós.

1 Coríntios 15:54-55 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ​Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?

Mas, para que o sacrifício de Jesus tenha efeito sobre cada vida, DEUS REQUER  A OBEDIÊNCIA que Adão e Eva não tiveram e que VENÇAMOS O TENTADOR (satanás), pois satanás continua agindo da mesma forma nos nossos dias, ou seja, mente e tenta influenciar os cristãos para praticarem o pecado.

NÃO SE DEIXE CORROMPER, VENÇA O PECADO, então você receberá de Deus as recompensas pela sua fidelidade: A presença dele na sua vida, te guardando, te protegendo, cuidando de você, falando contigo e te DANDO A VIDA ETERNA MUITO EM BREVE!

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins