Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

A Glória da Última Casa (Ageu 2:9)

Logo após o exílio babilônico, Deus determinou que o profeta Ageu profetizasse e ordenasse a Zorobabel, governador de Judá, e a Josué, o sumo sacerdote e ao povo remanescente de Jerusalém, que reconstruíssem o templo de Deus, que havia sido destruído por Nabucodonosor cerca de 66 anos antes.

Ageu 1:8 Vão até o monte, tragam madeira e reconstruam o templo. Dele me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR.

Ageu 1:9 Vocês esperavam que fosse muito, mas o que veio foi pouco, e esse pouco, quando o levaram para casa, eu o dissipei com um sopro. E por quê? — pergunta o SENHOR dos Exércitos. Porque o meu templo permanece em ruínas, enquanto cada um de vocês corre por causa de sua própria casa.

O governador, o sumo sacerdote e o povo obedeceram a voz do Senhor e começaram a reconstruir o templo de Deus.

Ageu 1:14 O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito de todo o remanescente do povo; eles vieram e começaram a trabalhar no templo do SENHOR dos Exércitos, seu Deus.

Mas, muitos idosos que conheciam o templo de Salomão antes de sua destruição pelos babilônios, derramaram lágrimas quando viram os alicerces do novo templo tão pequenos comparados com suntuosidade do templo de Salomão, e o compararam a nada.

Então, o Senhor ordenou a profeta Ageu que profetizasse:

Ageu 2:3 Quem de vocês, que tenha sobrevivido, contemplou este templo na sua primeira glória? E como vocês o veem agora? Por acaso não é como nada aos olhos de vocês?

Ageu 2:4 Mas agora o SENHOR diz: Seja forte, Zorobabel! Seja forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote! E vocês, todo o povo da terra, sejam fortes, diz o SENHOR, e trabalhem, porque eu estou com vocês, diz o SENHOR dos Exércitos.

Ageu 2:5 Segundo a aliança que fiz com vocês, quando saíram do Egito, o meu Espírito habita no meio de vocês. Não tenham medo.

Ageu 2:9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.

Ou seja, embora o segundo templo fosse muito inferior ao templo de Salomão, Deus deixou claro que o mais importante não era o tamanho do templo, mas sim, A PRESENÇA DELE NO TEMPLO.

HOJE, O TEMPLO DE DEUS SOMOS NÓS.

Deus é o nosso maior tesouro, e quanto mais Ele se fizer presente na sua vida, mais a glória dele se manifestará em você.

Não pense que nós poderemos agradar a Deus apenas acreditando que Ele existe, ou praticando rituais que não têm um verdadeiro sentimento de adoração e louvor, pois isso jamais agradará a Deus.

Tiago 2:19 Você crê que Deus é um só? Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem.

Deus nunca receberá uma oferta como a oferta de Caim.

Gênesis 4:3 Aconteceu que, ao fim de um certo tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

Gênesis 4:4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. O SENHOR se agradou de Abel e de sua oferta,

Gênesis 4:5 mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irritado e fechou a cara.

Dê o seu melhor para Deus, adore-o em espírito e em verdade, seja fiel, busque-o e Ele se manifestará a você e a Glória dele será sempre maior na sua vida a cada dia.

Jeremias 29:13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins