Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

PÁSCOA (PESSACH) (Êxodo 12:11)

A PÁSCOA, como dentro e fora das igrejas há muita deturpação daquilo que Deus estabeleceu como sendo a Páscoa, eu gostaria de esclarecer biblicamente o assunto.

A palavra Páscoa é originária do hebraico PESSACH e significa PASSAGEM.

A celebração da Páscoa foi instituída por Deus, de forma perpétua, no livro de Êxodo, capítulo 12.

Êxodo 12:14 E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

No dia da Páscoa se comemora o poder libertador de Deus da escravidão e da morte.

No Egito, no dia da instituição da Páscoa, o povo de Israel foi instruído a matar um cordeiro perfeito, de um ano de idade e colocar o seu sangue sobre os umbrais e na verga da porta de suas casas, pois Deus passaria para matar todo o primogênito no Egito, tanto homens, como animais.

Êxodo 12:7 Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem.

Êxodo 12:12 Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor.

Êxodo 12:13 Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.

Naquela noite, no dia de Páscoa, o anjo de Deus passou e onde ele encontrou o sangue do cordeiro colocado sobre os umbrais das portas, ele PASSOU POR CIMA e não houve a morte.

Essa foi a décima praga no Egito e aconteceu cerca de 1500 anos a.C. e na verdade já era uma GRANDE PROFECIA a respeito do nosso salvador e redentor Jesus Cristo, pois JESUS É O CORDEIRO DE DEUS que tira o pecado do mundo.

João 1:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Através do sangue de Jesus fomos libertos da escravidão do pecado e a morte já não tem autoridade sobre nós.

1 Coríntios 15:54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.

Hebreus 2:14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também Ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo.

Fomos reconciliados com Deus pelo sacrifício do cordeiro de Deus, que é Jesus Cristo, pois o seu sangue lançado sobre as nossas vidas, tem o mesmo poder que estava sobre o Egito há cerca de 3500 anos atrás, ou seja, nos livra do sofrimento, da escravidão e da morte.

Deixe de lado a mentira demoníaca do coelho e dos ovos de Páscoa e celebre a verdadeira Páscoa que é Jesus Cristo.

1 Coríntios 5:7 Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado.

No domingo de Páscoa celebre o Senhor com toda a sua família, com muita alegria e adoração, não se esquecendo que Jesus morreu na cruz por todos, mas nem todos o receberam, ou seja, o sangue de Jesus derramado na cruz ainda está sendo desprezado por muitas vidas, NÃO SEJA UMA DELAS.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

Pastor Val Martins