Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Os Bezerros de Ouro dos Cristãos (Êxodo 3)

Êxodo 19:8 Então todo o povo respondeu a uma só voz: — Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo.

PALAVRAS BONITAS E PROMESSAS DE SERVIDÃO.

Essas foram as palavras do povo de Israel, relatadas em Êxodo 19:8, em resposta a Moisés, quando ele anunciou o condicionamento das bênçãos de Deus à obediência do povo.

Êxodo 19:
3 Moisés subiu para encontrar-se com Deus. E do monte o SENHOR o chamou e lhe disse: — Assim você falará à casa de Jacó e anunciará aos filhos de Israel:
4 Vocês viram o que fiz aos egípcios e como levei vocês sobre asas de águia e os trouxe para perto de mim.
5 Agora, pois, se ouvirem atentamente a minha voz e guardarem a minha aliança, vocês serão a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda a terra é minha.

O povo respondeu que obedeceriam fielmente a Deus:

Êxodo 19:8 ...Tudo o que o SENHOR falou faremos...

O povo de Israel já tinha visto e presenciado:

• As 10 pragas do Egito.
• O Mar Vermelho se abrir.
• A travessia no leito seco do Mar Vermelho.
• Os soldados de Faraó serem engolidos pelas águas do Mar Vermelho.
• O maná que descia do céu.
• As codornizes enviadas por Deus.
• A água que saiu da rocha.
• A nuvem que protegia do sol e dirigia o povo.
• A coluna de fogo que iluminava a noite e protegia do frio.
• E muito mais...

Então, o povo de Israel chegou ao Monte Sinai e viram o Monte Sinai fumegar e tremer, porque Deus tinha descido ali.

Naquele lugar também ouviram Deus falar com Moisés.

Êxodo 19:
18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR havia descido sobre ele em fogo. A fumaça subia como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia com violência.
19 E o som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão.

Moisés então foi chamado por Deus para subir ao monte e ficou lá por 40 dias, recebendo instruções de Deus e vivenciando a comunhão com Ele.

Enquanto Deus orientava Moisés no Monte Sinai, o mesmo povo que presenciou a glória de Deus no Egito e no deserto pediu a Arão, sacerdote ungido por Moisés, que fizesse deuses para eles, pois eles achavam que Moisés tinha morrido.

Êxodo 32:1 O povo viu que Moisés demorava para descer do monte. Então reuniu-se em volta de Arão e lhe disse: — Levante-se, faça para nós deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.

Arão então, de forma insana, absurda e revoltante, construiu um bezerro de ouro para que o povo o adorasse como sendo seu deus.

Êxodo 32:
3 Então todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão.
4 Este, recebendo-as das mãos deles, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro de metal fundido. Então disseram: — São estes, ó Israel, os seus deuses, que tiraram você da terra do Egito.

Deus abominou tal atitude e ameaçou destruir aquele povo:

Êxodo 32:10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.

História triste e decepcionante, e para aqueles que amam a Deus, ATITUDES INACEITÁVEIS, ABSURDAS E INCOMPREENSÍVEIS.

Mas, infelizmente hoje os Cristãos também têm construído os seus bezerros de ouro, acreditando em toda a sorte de deuses: No chapéu, no sabão, no sal, na fronha, no travesseiro, na ferradura, no trevo, na arruda, na flor, no mesusah, no talit, entre outros.

Estão trocando Deus por objetos ou por rituais, colocando a sua fé em objetos ou em homens.

Estão se esquecendo que Deus abomina tais atitudes, pois É DEUS QUEM É O TODO-PODEROSO, e todos esses objetos jamais poderão realizar àquilo que Deus pode fazer, muito pelo contrário, esses objetos acabam gerando maldições e amarram as bênçãos que Deus poderia dar, pois Deus jamais dará a glória dele para outro.

Isaías 42:8 Eu sou o SENHOR: este é o meu nome. Não darei a mais ninguém a minha glória, nem a minha honra, às imagens de escultura.

Então, abra os seus olhos espirituais e declare do mais profundo do seu coração: TUDO O QUE O SENHOR TEM FALADO EU FAREI.

E FAÇA, pois é aí que está a sua bênção.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins