Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Fale à Rocha! (Números 20:1-13)

A nossa fé tem que ser suficiente para declararmos que Jesus é o Senhor e a autoridade máxima sobre as nossas vidas.

E se Jesus é a autoridade máxima sobre a sua vida, tudo o que acontece contigo tem um propósito, e esse propósito será sempre o de abençoar ou o de ensinar algo que você precisa aprender.

Quando o povo de Israel caminhava pelo deserto e já estavam quase no final da sua jornada de 40 anos, Deus permitiu que faltasse água, e a atitude do povo foi mais uma vez revoltante: Passaram a blasfemar contra de Deus e a reclamar com Moisés.

Números 20:
2 Não havia água para o povo. Então se ajuntaram contra Moisés e contra Arão.
3 E o povo discutiu com Moisés, dizendo: — Antes tivéssemos morrido quando os nossos irmãos morreram diante do SENHOR!
4 Por que vocês trouxeram a congregação do SENHOR a este deserto, para morrermos aqui, nós e os nossos animais?
5 E por que vocês nos tiraram do Egito, para nos trazer a este lugar horrível, onde não há cereais, nem figos, nem vinhas, nem romãs, nem água para beber?

Mais uma vez o povo se esqueceu das grandes promessas de Deus, ditas através de Moisés, quase 40 anos antes:

Êxodo 6:
6 Portanto, diga aos filhos de Israel: “Eu sou o SENHOR. Vou tirá-los dos trabalhos pesados no Egito, vou livrá-los da escravidão, vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo.
7 Eu os tomarei por meu povo e serei o seu Deus; e vocês saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, que os tiro dos trabalhos pesados no Egito.

Apesar dos sinais diários que Deus fazia no deserto, dando providências e proteção para o povo, eles ainda assim achavam que iriam morrer ali e blasfemavam contra Deus:

Números 20:4 Por que vocês trouxeram a congregação do SENHOR a este deserto, para morrermos aqui, nós e os nossos animais?

Moisés, então, se enfureceu e orou a Deus e Deus respondeu:

Números 20:8 — Pegue o seu bordão e ajunte o povo, você e Arão, o seu irmão. E, diante do povo, falem à rocha, e ela dará a sua água. Assim vocês tirarão água da rocha e darão de beber à congregação e aos animais.

É obvio que Deus não deixaria o seu povo perecer no deserto, faltando apenas 3 anos para eles alcançarem a terra prometida.

Aquele momento serviu, mais uma vez, para demonstrar o estado da fé e da perseverança daquele povo, que mesmo sabendo que Deus já os havia castigado anteriormente pela falta de fé e pelas suas palavras de blasfêmia, eles praticaram novamente as mesmas atitudes demoníacas.

Deus disse a Moisés: Números 20:8 — Pegue o seu bordão e ajunte o povo, você e Arão, o seu irmão. E, diante do povo, falem à rocha, e ela dará a sua água. Assim vocês tirarão água da rocha...

As promessas de Deus sempre se cumprem, mas se você ainda não está vivendo as promessas de bênçãos, talvez seja porque ainda não chegou a hora certa para algumas delas acontecerem ou porque você está errando, não tendo fé ou pecando.

Você pode estar vagando e rodeando o deserto, para aprender a ter fé e a ser perseverante.

Na sua vida é evidente que haverá lutas, mas o desejo de Deus é que você as enfrente com fé e com perseverança e quando tudo parecer muito difícil ou impossível, "fale à rocha" e então a providência de Deus virá e a água necessária jorrará de forma abundante.

Então, se você está enfrentando agora uma grande luta espiritual, NÃO RECLAME OU BLASFEME CONTRA DEUS, apenas profetize a Palavra de Deus sobre a sua vida e a use para que a providência de Deus se manifeste e você seja suprido pelo poder de Deus, que FAZ SAIR ÁGUA DA ROCHA E FAZ NASCER RIOS NO DESERTO.

Vamos, profetize a sua bênção agora e porque Deus quer te abençoar!

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins