Igreja Cristã Evangélica
... e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9

PALAVRA PASTORAL

Deem Graças ao Senhor Pelas Suas Maravilhas (Salmos 107)

Todos os que estão passando por lutas ou dificuldades deveriam meditar profundamente no Salmo 107, pois na verdade o Salmo 107 é um Salmo de batalha espiritual, demonstrando o poder de Deus nas dificuldades ou lutas que o povo de Israel enfrentou.

Como Deus não muda e não faz acepção de pessoas, se você agir como o povo de Israel agiu, a providência de Deus para você também será a mesma.

No Salmo 107, Deus nos exorta a manter a fé, independentemente das dificuldades que enfrentamos, pois Deus sempre terá autoridade e poder para vir em socorro e mudar a nossa história.

O salmista começa o Salmo nos motivando a agradecer a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito e por tudo aquilo que Ele ainda irá fazer por nós.

Salmos 107:1 Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.

Em mais 4 versículos, ou seja, num total de 5 versículos, o salmista nos pede a mesma coisa, que rendamos graças ao Senhor:

Salmos 107:8 Que eles deem graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!

Salmos 107:15 Que eles deem graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!

Salmos 107:21 Que eles deem graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!

Salmos 107:31 Que eles deem graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!

Em outros versículos, vemos as situações difíceis que o povo de Israel estava enfrentando, antes das providências de Deus:

Salmos 107:2-5 Digam-no os remidos do SENHOR, os que ele resgatou da mão do inimigo e congregou dentre as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul. ​Andaram errantes pelo deserto, por lugares áridos, sem achar cidade em que pudessem morar. Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma.

Salmos 107:10-12Alguns se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em correntes de ferro, por terem se rebelado contra a palavra de Deus e desprezado o conselho do Altíssimo, de modo que lhes abateu o coração com trabalhos — esses caíram, e não houve quem os socorresse.

Salmos 107:17-18 Os insensatos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniquidades, serão afligidos. Abominaram todo tipo de comida, e chegaram às portas da morte.

Salmos 107:26-27 Subiram até os céus, desceram até os abismos; no meio destas angústias, desfalecia-lhes a alma. Andaram, e cambalearam como bêbados, e de nada adiantou a sua habilidade.

AS ATITUDES QUE LEVARAM À PROVIDÊNCIA DE DEUS FORAM SEMPRE AS MESMAS:

Salmos 107:6 Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.

Salmos 107:13 Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.

Salmos 107:19 Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.

Salmos 107:28 Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações.

A RESPOSTA de Deus para um CLAMOR COM FÉ será sempre a mesma: O SOCORRO NECESSÁRIO:

Salmos 107:7 Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que pudessem morar.

Salmos 107:13-14 ... e ele os livrou das suas tribulações. Tirou-os das trevas e das sombras da morte e quebrou as correntes que os prendiam.

Salmos 107:19-20 ... e ele os livrou das suas tribulações. Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.

Salmos 107:28-30 ... e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então se alegraram com a calmaria; e, assim, os levou ao porto desejado.

Agora que você percebeu a poderosa mensagem do Salmo 107, leia-o integralmente, e se alegre em tudo aquilo que Deus fará por você quando você clamar com FÉ a Ele.

Um abraço. Deus te abençoe.

Fique na paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a nossa alegria.

Pastor Val Martins